Brasil English Español

         Whatsapp Lupchinski & Lupchinski, Lda   +351 962 997 358   +351 936 492 554   




É possível fazer a instalação de piso cerâmico sobre outro piso cerâmico na cozinha? Funciona mesmo? É mais barato?

Segunda, 11 de novembro de 2019

Recebemos com frequência essa dúvida de nossos seguidores e clientes: é possível assentar um piso em cima de outro na área da cozinha?

E a nossa resposta é que, em geral sim, mas depende.

A instalação de piso sobre piso, ou seja, assentamento de azulejo em cima de um já existente é uma excelente opção para economizar e ganhar tempo no prazo da execução da obra (pois evita grandes demolições e sujeiras). Mas nosso engenheiro, Lucas Lupchinski alerta "Não são todas as remodelações que admitem esse tipo de assentamento. As condições de suporte devem ser verificadas". Isto porque existem casos em que o azulejo antigo já está muito danificado ou oco, portanto é necessário uma avaliação de um profissional da área para avaliar cada caso. Além disso, é preciso estar atento ao material utilizado para fazer o assentamento, tendo em vista que estamos "colando" um piso sobre um outro piso. O que nós recomendamos é não economizar na qualidade dessa argamassa (argamassa especial piso sobre piso), pois isso vai lhe garantir um melhor acabamento e durabilidade. Desta forma, escolha o cimento cola flexível (ou também conhecido por cimento cola flex) de boa qualidade e aderência, em especial se for para assentamento de paredes (tendo em vista que, neste caso, a gravidade não está a nosso favor).

Lembrando que com a instalação do novo piso é provável que seja necessário fazer alguns ajustes nas portas (a menos que a sua porta já tenha uma folguinha na parte de baixo). Isso porque estamos adicionando um novo material em cima do piso existente, e consequentemente, diminuindo o pé direito (altura entre o chão e teto). Portanto, para que a porta consiga fechar e se mover, ela terá que ser cortada.

Outra pergunta frequente de nossos clientes é se "existe uma regra ou uma quantidade, permitida por norma, para o número de camadas de piso sobre piso?"

Não existe normativa técnica a esse respeito. No entanto, não é recomendado passar de duas camadas, especialmente nas paredes.

Além disso, é importante ressaltar que se você mora em apartamentos, o assentamento de piso sobre piso deve ser levado em consideração. É necessário verificar no manual do proprietário qual o peso máximo por metro quadrado que a laje suporta, pois é uma carga adicional (peso extra) na laje. Dessa forma, é preciso calcular qual o peso de tudo o que vai ser colocado naquele metro quadrado para saber se aquele número é permitido.

É mais barato colocar piso sobre piso ou retirar o revestimento antigo e colocar o novo?

É sim mais barato colocar o piso sobre piso. Caso contrário, teremos o custos adicionais da demolição, sacos de entulho e seu despejo em local adequado e da argamassa niveladora. 

Nas fotos acima, temos representada uma parte de uma remodelação total de um apartamento na freguesia de Santa Tecla, na cidade de Braga, ao Norte de Portugal, em que a Lean Engenharia está a realizar e a fazer a instalação do piso sobre piso em uma parede e no chão. Em especial, a renovação completa da cozinha, contempla:

. Tecto falso (teto rebaixado ou também conhecido por forro de gesso);

. Reforço estrutural para a instalação de estendal de tecto (varal de teto);

. Emassamento de parede e colocação de tela de vidro para cobrir o azulejo antigo;

. Instalação de tanque de lavar roupas e sapatos com água quente e água fria;

. Instalação de tubagem de gás;

. Troca das tubagens de águas limpas;

. Troca das tubagens de esgotos;

. Instalação de cerâmica porcelânica gress cinza retificada e com juntas secas (junta de 1mm) no chão e na parte da parede da lavandaria;

Cada remodelação é única para a Lean Engenharia, pois cada cliente demanda revestimentos, gostos, cores, prioridades e materiais diferentes.

Vem ser Lean com a gente!



Conteúdo relacionado





               




Inicial   •   Sobre nós   •   Serviços   •   Portfólio   •   Blog   •   Testemunhos   •   Orçamentos   •   Contacto

Contacto
   +351 936 492 554
   +351 962 997 358
    geralleanengenharia.pt
      

Localização
Avenida 31 de Janeiro, 55 - 1 - São José de São Lázaro e São João do Souto
Braga - Braga - CP: 4715-052


Horários de atendimento
8h às 12h - 13h às 18h

Alvará 90853 Classe II PAR
OEP: 82063

© Copyright 2020 - Lupchinski & Lupchinski, Lda - NIPC: 515.222.984
by SAMUCA